PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Patricia Peltz

Advogada Previdenciária

02/06/2020

Me aposentei especial. Posso continuar trabalhando na mesma atividade?

Por Dra. Patricia Peltz | 02/06/2020

Na sexta-feira, dia 29/05, o plenário do Superior Tribunal Federal iniciou o julgamento do Tema 709, que trata da necessidade de afastamento da atividade exposta a agentes nocivos a saúde quando se é aposentado especial.

Disposto em lei até a publicação da Emenda Constitucional 103 (Reforma da Previdência), a obrigação de afastamento da atividade era por muitos considerada inconstitucional, havendo o entendimento de que não seria obrigatório este afastamento.

Para resolver essas divergências, em 2014 o tema foi levado ao STF. No último dia 29, iniciou-se o julgamento com o relator do processo Ministro Dias Toffoli, que votou a favor da proibição de que aposentados especiais trabalhem em ambientes nocivos.

O relator, em seu voto, dispõe que a data de início do benefício será a data de entrada do mesmo no INSS e que seus efeitos financeiros também se darão a partir desta data. Especifica que o retorno a atividade cessará o benefício. Do mesmo modo, refere que é vedada a percepção da aposentadoria especial se o beneficiário permanece em atividade especial.

Ainda restam pendentes os votos do demais Ministros.

Para maiores dúvidas, entre em contato com um de nossos advogados!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone