PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Patricia Peltz

Advogada Previdenciária

20/02/2021

Meu pedido para o INSS está demorando. O que posso fazer?

Por Dra. Patricia Peltz | 20/02/2021

Dados vinculados na imprensa apontam que neste início de 2021 cerca de 1,7 milhões de pedidos de benefício estão para serem analisados pelo INSS. 

Boa parte destes pedidos dependem do cumprimento de exigências ou da realização de perícias médicas. 

Outros, foram prejudicados pelo fechamento das agências da previdência com a pandemia.

No caso dos pedidos que aguardam perícia médica, de forma progressiva as agencias da previdência estão abrindo. Assim, o segurado que aguarda pela perícia presencial, pode requerer a realização da perícia em cidade diversa da sua caso a agencia de sua cidade continue fechada.

Caso o segurado tenha recebido a antecipação do benefício no valor de R$ 1.045,00 também é possível requerer as diferenças entre a antecipação e o salário de benefício, que deverá ser pago pelo INSS nas próximas competências. O controle desses pagamentos pode ser feito pelo portal do MEU INSS.

Quanto as exigências, estes são prazos que o INSS abre para que o requerente do benefício junte algum documento ou informação faltante para completar a análise. Neste caso, o segurado deve juntar essa exigência no portal do MEU INSS e aguardar a conclusão de seu pedido. 

Pela legislação, o INSS tem prazo para análise de qualquer requerimento. Deste modo, caso seu pedido esteja aguardando por um longo período, a solução é buscar o cumprimento através do judiciário. Existe uma ação própria para que essa análise seja concluída e você finalmente tenha acesso ao resultado de seu benefício.

Busque um especialista e esclareça suas dúvidas.

Conte conosco.

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone