PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Patricia Peltz

Advogada Previdenciária

28/11/2019

Pedido de aposentadoria negado

Por Dra. Patricia Peltz | 28/11/2019

Meu pedido de aposentadoria foi negado, e agora?

Mais de 50% dos pedidos de aposentadoria foram negados pelo INSS até setembro deste ano. Essa onda de recusas, além do transtorno ao segurado que aguardou um logo período para obter a resposta da Autarquia, ainda vem acompanhada de um temor: Será que vou ser atingido pelas novas regras da Reforma da Previdência?

Para explicar, quando realizamos o requerimento administrativo, ou seja, o pedido do benefício junto ao INSS, temos uma garantia de que a lei a ser aplicada será a que está em vigência naquele momento. Sendo assim, se fiz o requerimento antes de qualquer mudança da Lei, tive o meu direito assegurado!

Porém, é importante observar se o pedido foi corretamente embasado. A juntada da documentação no ato do requerimento ou do agendamento é indispensável. A Autarquia irá apenas analisar aquilo que foi requerido naquele momento.

Assim, se o pedido não foi corretamente feito, posso não ter garantido meu direito a concessão do benefício, sendo necessário realizar um novo requerimento.

Apesar de dispensável o acompanhamento de um profissional para atos administrativos perante o INSS, surge como uma alternativa segura quando objetivar a concessão de um benefício, sem surpresas futuras.

Conte com o Forbrig | Advogados Associados para acompanhá-lo nesse trajeto!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone