PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Maria Eduarda Farias

07/07/2024

PENTE-FINO DO INSS

Por Dra. Maria Eduarda Farias | 07/07/2024

Nas últimas semanas, começaram a surgir comentários sobre o retorno do “pente-fino do INSS”. Mas o que seria isso? Todos os beneficiários serão afetados?


Esse procedimento visa revisar os benefícios concedidos pelo INSS, a fim de evitar fraudes feitas por usuários que não necessitam do auxílio da Autarquia. Entretanto, não são todos os benefícios que serão reavaliados.


Nesse sentido, os benefícios propensos a serem revisados são os de Auxílio Temporário, como o Auxílio de Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), Auxílio por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez), Auxílio por Incapacidade Temporária Acidentário e Benefício de Prestação Continuada ao Idoso e ao Deficiente (comumente conhecido como LOAS).


A revisão do benefício não será necessariamente feita de maneira presencial em uma unidade do INSS. Nesse sentido, ela também pode ser feita pelo cruzamento de dados cadastrais.


Porém, se você é beneficiário do INSS e for chamado para realizar uma nova perícia médica, compareça no dia e horário agendado com a sua documentação médica mais atualizada e um documento de identificação com foto, a fim de manter o seu benefício ativo.


Ainda, para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada é fundamental manter o Cadastro Único atualizado.


Entretanto, caso o INSS entenda por cessar o seu benefício, é possível reverter essa decisão por meio de Recurso Administrativo ou, até mesmo, na via judicial com o ingresso da ação judicial mais adequada para o seu caso.


Por fim, o pente-fino está previsto para começar em agosto deste ano. Assim, mantenha a sua documentação médica o mais atualizada possível.

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone