PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Patricia Peltz

Advogada Previdenciária

20/03/2021

Recebi a antecipação do benefício de auxílio-doença no ano de 2020, como fica o pagamento dos valores atrasados devidos?

Por Dra. Patricia Peltz | 20/03/2021

Em razão da pandemia, muitos segurados que se sentiram incapacitados para o trabalho buscaram e receberam a antecipação do benefício de auxílio-doença.

Esta antecipação consistia no valor de um salário-mínimo, que seria paga até a realização da perícia médica presencial ou até que o segurado estivesse recuperado, o que acontecesse primeiro.

Em muitos casos não houve a perícia presencial e em outros, com a perícia, fora confirmada a incapacidade desde o início do recebimento do benefício.

Neste contexto, para aqueles que receberam os benefícios com cessação no próprio ano de 2020, ou que fizeram a perícia presencial confirmando a incapacidade, o INSS fará a revisão por conta própria.

Muitos dos segurados já verificaram no portal do Meu INSS as revisões e inclusive já tiveram a sua conclusão.

Nesta revisão, a autarquia verifica o tempo em benefício, se realmente teria direito e a diferença dos valores entre o que foi recebido e o que deveria ser pago, de modo que, ao concluir pelo direito, efetua o pagamento de um “complemento positivo”. Este complemento é um valor acumulado dos valores que faltaram na época da concessão do benefício e é pago em uma única vez.

Os segurados podem verificar o valor devido no próprio processo de revisão, nos requerimentos administrativos do Meu INSS, e a data de pagamento no “extrato de pagamento”, também no portal do Meu INSS.

Aqueles que ainda não tiveram a realização da revisão pelo INSS ou que não receberam os valores devidos, podem buscá-los na via judicial.

Apenas lembramos que é possível já ter ocorrido a revisão e não ter sido liberado os valores, de modo que também pode ser requerido o pagamento na própria via administrativa, com a solicitação do benefício não pago.

Fique atento aos seus direitos.

Juntos, somos muito mais fortes!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone