PORTO ALEGRE: Av. Júlio de Castilhos, nº 132, sala 702

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Dra. Patricia Peltz

Advogada Previdenciária

10/05/2021

Visão monocular passa a ser classificada como deficiência visual.

Por Dra. Patricia Peltz | 10/05/2021

Em março de 2021 foi publicada nova Lei, a qual classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos os efeitos legais.

No mesmo dia, o Governo Federal também publicou regulamento acompanhando a nova Lei, o qual tratou sobre a avaliação biopsicossocial (equipe multiprofissional e interdisciplinar) para fins de reconhecimento da condição de pessoa com deficiência.
A visão monocular já era considerada uma deficiência desde 2012 pela Lei de Cotas e para disputas em concursos públicos com vagas reservadas.


Agora, com esta mudança, ficou definitivamente reconhecida a deficiência para todos os efeitos e as pessoas com visão monocular poderão ter acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria da pessoa com deficiência, benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC/LOAS), além de isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos. Também há isenção de imposto de renda em proventos de aposentadoria e assegura, o acesso gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a medicamentos e próteses.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em pode lhe ajudar!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Previdência Complementar: Planejamento, Vantagens e Desvantagens

23/01/2026 | por Dra. Patricia Peltz

A previdência complementar é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura. Ela funciona como um investimento de longo prazo, que complementa a aposentadoria oficial oferecida pelo INSS. Ao contrário da previdência pública, a previdência complementar permite maior autonomia na escolha do plano, dos valores a serem […]

Direito Previdenciário

ATUALIZAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E O NOVO SALÁRIO-MÍNIMO

22/01/2026 | por Dra. Maria Eduarda Farias

HÁ NOVAS REGRAS PARA SE APOSENTAR?  Não foram criadas novas regras. Porém, há novos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários em razão das regras de transição que já estavam dispostas na Lei por meio da Emenda Constitucional número 103 do ano de 2019.   Assim, os requisitos para a concessão dos benefícios estão mais rígidos atualmente, conforme foi determinado no ano de 2019.   Logo, não há uma […]

WhatsApp | ícone